sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Fenômeno e Problema

Em torno dos assuntos elencados nesse primeiro capítulo do livro A Opinião no Jornalismo Brasileiro, nós – Elke Verbisck e Juliana Belarmino -, definimos um fenômeno e um problema que permeiam as atividades jornalísticas e que farão parte das discussões deste blog:
Fenômeno: O Jornalismo Opinativo, de que tanto trata o nosso autor Marques de Melo, é bastante acessível na mídia impressa, principalmente quando falamos do editorial e do artigo, gêneros que fazem parte dessa categoria jornalística. O objetivo desse tipo de jornalismo, conforme explicitado no livro de Marques de Melo, é emitir opiniões, idéias, juízos críticos acerca de um fato, com a real intenção de influenciar seu público.
No caso do editorial, a expressão particular da empresa jornalística em torno de determinados fatos, que podem também estar diretamente relacionados a interesses do veículo, é o que se faz presente. Já o artigo é a expressão de opiniões escritas não apenas por jornalistas, mas também por outros profissionais, como advogados, engenheiros, professores, ou qualquer outra pessoa que queira dar sua opinião a respeito de um tema e publicá-lo na mídia.
Sendo assim, verificamos que o Jornalismo Opinativo é uma categoria que possui características particulares que o distingue do Jornalismo Informativo. Portanto, a utilização do Jornalismo Opinativo na mídia impressa é um fenômeno no qual podemos aprofundar nossos conhecimentos acerca da utilização dessa categoria jornalística.
Problema: Como sabemos, o Jornalismo Opinativo tem o papel de emitir opiniões sobre determinados assuntos. Muito utilizado na mídia impressa, seja por jornalistas ou por outros profissionais, esse tipo de Jornalismo influencia o leitor e, muitas vezes, molda sua opinião/postura acerca de um tema em questão. No entanto, sabemos também que muitos veículos de comunicação divulgam informações que são de interesse da empresa jornalística, geralmente devido a questões políticas.
Com isso, a prática do jornalismo opinativo nos jornais impressos – seja através dos editoriais, artigos, comentários ou charges – pode também ter ser conteúdo influenciado pelos interesses do dono daquele jornal. Temos, com isso, um sério problema: Se o Jornalismo Opinativo deve ser a prática de expressões livres de idéias, a influência do veículo exercida em torno dessa publicação acarreta, então, um desvio naquilo que realmente deveria ser o Jornalismo Opinativo. Além disso, não vemos os gêneros da categoria opinativa sendo utilizados com tanto rigor quanto o Jornalismo Informativo, fato este, sabemos, gerado devido a questões mercadológicas.
Percebemos então que esses critérios de interesses mercadológicos, que vem da nossa sociedade capitalista, têm prejudicado as publicações dos gêneros ligados ao Jornalismo Opinativo. Esses são, portanto, os fatores que identificamos como um problema quanto tratamos do assunto Jornalismo Opinativo.

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